BI x PAN

O rolê bissexual x pansexual é com certeza um dos mais difíceis de se distinguir. Você sabe qual a diferença?

Bissexualidade: “guarda-chuva”!

Vamos lá: bissexual é o indivíduo que sente atração por pelo menos dois gêneros, e esses gêneros são percepcionados de forma igual.

Várias questões são levantadas quanto ao termo “bissexual” e sua definição. Pela etimologia da palavra “bi”, que significa algo dual, em questões de orientação/condição sexual, a bissexualidade é além do gênero feminino e masculino no quesito atração sexual, romântica e afetiva. Ou seja, a bissexualidade persiste em se atrair por apenas dois gêneros, independentes de quais gêneros sejam.

“São bissexuais todas as pessoas que não se encaixam na monossexualidade, isto é, que sentem atração por mais de um gênero”

Não, os bissexuais não estão por cima do muro e nem mesmo são indecisos. São decididos como qualquer outra pessoa, são seres humanos como todas as pessoas do mundo.

A bissexualidade sofre preconceito como qualquer outra orientação sexual, só que sofrem dentro e fora do nosso próprio World Colorful, Vale Homossexual, Vale Colorido, mesmo pertencendo a sigla B da comunidade LGBT! E claro, isso tem que acabar. Por isso, no dia 23 de Setembro, quando se comemora mundialmente o Dia da Celebração Bissexual, é importante se informar e conhecer a causa. Essa data é frequentemente utilizada para combater a invisibilidade bi na mídia, na sociedade e na própria comunidade LGBT.

Pansexualidade: ama tudo e todo mundo?

Ambas as orientações são mal interpretadas. E enquanto a definição de bissexual que vem se instaurando é a ideia de que alguém bissexual é aquele que se atrai por dois gêneros, feminino e masculino, a do pansexualismo é que sentem atração por qualquer tipo de pessoa. Por ainda haver um grande desconhecimento relativamente a gêneros fora da binária, há muitos pansexuais que se auto-dominam bissexuais, para facilitar a compreensão da sociedade.

Mas vamos entender direitinho: pan-, significa “tudo” ou “todos”. “Todos” inclui gêneros binários e não-binários. Em sua forma mais simples, pansexualidade denota o potencial de atração sexual por todos os sexos ou gêneros. Pessoas pansexuais podem sentir atração sexual por indivíduos que se identificam como homem ou mulher. Mas elas também podem ser atraídas por pessoas que se identificam como intersexo, terceiro gênero, andrógeno, transexual ou qualquer uma das muitas identidades sexuais e de gênero.

Bissexualidade X Pansexualidade: Quem vence a briga?

Nenhum, nenhuma orientação sexual é melhor do que a outra. São apenas diferentes. Os termos “pansexual” e “bissexual” não são mutuamente exclusivos. Bissexual e pansexual não são a mesma coisa!

Conseguimos ajudar? Qualquer dúvida, estamos aqui!

Ana Paula Griesang

Ana Paula Griesang

Ana Paula, mas para alguns, Cabeção! Primeiro! Cabeção porque sou atrapalhada, mas também sou brincalhona, virginiana, distraída (nível Nárnia), apaixonada por gatos, formada em moda e estilo e pós graduada em design estratégico em moda. Trabalhei mais de 10 anos com design de calçado e resolvi voar com as minhas próprias asas. Inspirada nos bordados da minha vó, veio a ideia da Eufrida, que está sempre se transformando e transformando vidas.